top of page

Duas pessoas morrem por infecção da ‘vaca louca’ na Bahia; outras três estão infectadas


A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, nesta segunda-feira (10), que duas pessoas morreram neste ano com a doença de Creutzfeld-Jakob, popularmente conhecida como “vaca louca”. Outras três pessoas estão infectadas, sendo que duas delas foram hospitalizadas.


Segundo a Sesab, todos os contaminados são residentes de Salvador. Os pacientes internados também estão em hospitais da capital. As ocorrências foram informadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Bahia) no último dia 6 de outubro, mas o estado de saúde dos pacientes ainda não foi divulgado. Sobre as mortes, a pasta também ainda não divulgou quando elas aconteceram.


No último ano, três casos da doença foram confirmados na Bahia. As cidades onde houve confirmação foram Salvador, Simões Filho e Serrolândia. Dois deles morreram e o terceiro segue sob monitoramento.


Segundo o Ministério da Saúde, a forma exata de transmissão da doença ainda é desconhecida. Não existem evidências de que a trasmissão pode acontecer pelo ar ou pelo contato social e casual. A infecção, no entanto, pode ser contraída a partir do consumo de carne e subprodutos bovinos contaminados.

21 visualizações0 comentário
bottom of page