top of page

Humano recebe primeiro implante de chip cerebral de empresa de Elon Musk




Elon Musk anunciou que a primeira pessoa a receber um implante cerebral da Neuralink, sua empresa de chips, está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram atividade neural promissora em testes realizados em pacientes com paralisia cerebral. A FDA concedeu permissão para a empresa iniciar os testes em humanos em setembro de 2023.

O estudo atual concentra-se em pessoas com paralisia causada por lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) e usa um robô para cirurgicamente implantar a interface cérebro-máquina (BCI) no cérebro. O objetivo é permitir que as pessoas controlem dispositivos com seus pensamentos. Inspirada nos estudos do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, a tecnologia busca melhorar a qualidade de vida de indivíduos com paralisia.

O tamanho da amostra permitido pela FDA não foi revelado, mas a Neuralink planejava inicialmente trabalhar com dez participantes. A empresa arrecadou US$ 323 milhões em investimentos no segundo semestre do ano passado. O estudo está previsto para ser concluído em cerca de seis anos.

11 visualizações0 comentário
bottom of page