Esporte Clube Bahia apoia campanha da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da pessoa idosa



A Campanha Junho Roxo, de combate à violência contra a pessoa idosa, encerrou na noite desta quarta-feira (30) com chave de ouro. Em demonstração de apoio à campanha fomentada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), os jogadores do Esporte Clube Bahia entraram em campo para a partida Bahia X América-MG segurando uma faixa com a frase “A violência contra a pessoa idosa não entra em campo”. A partida ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Esse, sem dúvida, foi mais um golaço do Bahia. Muitos têm tentado calar pessoas idosas através da violência. Precisamos somar forças e devolver a voz a essas pessoas. Quero parabenizar o Esquadrão de Aço pela parceria nesta causa tão importante que destacamos em todo o mês de junho, mas que precisa continuar com cada cidadão todos os dias”, destacou o deputado estadual José de Arimateia, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da ALBA.

Ao comentar sobre a responsabilidade social de seus integrantes, o Esporte Clube Bahia afirma que tem como perfil sempre se engajar em campanhas que entende serem de grande utilidade pública e discussões que acha que a sociedade deve ter. “A gente entende que o clube, com a força de comunicação que ele tem, precisa se colocar à disposição das autoridades e dos órgãos competentes que fazem esse trabalho pra evitar esse tipo de situação como a violência contra o idoso. Pro Bahia, faz parte do seu dia a dia abrir as portas do clube e colocar à disposição todas as redes oficiais para comunicação de assuntos tão pertinentes para a sociedade”, afirma Lênin Franco, Gerente de Negócios do Bahia.

Fomento ao Junho Roxo – Durante todo o mês de junho, o deputado estadual José de Arimateia abordou o combate à violência contra a pessoa idosa de diferentes maneiras. Em uma série de manifestações nas redes sociais, mensagens escritas, discursos em vídeos, distribuição de materiais informativos nas ruas de Salvador e Feira de Santana e lives para debater o assunto, o parlamentar reforça que a intenção é conscientizar cada vez mais a população baiana. “Não basta não praticar violência contra uma pessoa idosa. É preciso coibir. Repudiar esses atos e denunciar todos os tipos de agressões devem ser atitudes diárias”, alertou Arimateia.

Números alarmantes – Somente no primeiro semestre de 2021, dados do Disque 100 revelam que mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra idosos no país. Apenas de março a maio, houve um aumento de mais de 500% no número de agressões aos idosos através da plataforma de denúncia no Brasil. Em 80% dos casos, o agressor é alguém da própria família.

De acordo com o Estatuto do Idoso, configura-se como violência qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano, sofrimento físico ou psicológico, sem contar ainda com a violência financeira crescente através de golpes aplicados pelo telefone e meios virtuais ou através da cobrança de juros abusivos em empréstimos consignados.

Imagens: Felipe Oliveira / Esporte Clube Bahia

Link: http://josedearimateia.com.br/sem-categoria/esporte-clube-bahia-apoia-campanha-fomentada-pela-frente-parlamentar-em-defesa-dos-direitos-da-pessoa-idosa/

7 visualizações0 comentário