ARIMATEIA REALIZA HOMENAGEM PELOS 70 ANOS DO HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ






Nesta terça-feira (02/02) o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) uma Moção de Congratulação e Aplausos pela passagem dos 70 anos de existência do Hospital Aristides Maltez (HAM).

No documento, o parlamentar ressaltou que o HAM foi o primeiro hospital de tratamento do câncer no Brasil, inaugurado em 1952. Inicialmente batizado como Instituto de Câncer da Bahia, o hospital mudou de nome após seu fundador, o professor Aristides Pereira Maltez presenciar o sofrimento de mulheres carentes que lutavam contra o câncer.

O professor faleceu em 1943 aos 60 anos sem ver o tão sonhado Instituto de Câncer da Bahia com as obras concluídas, mas o seu legado dura até os dias de hoje e atualmente o Hospital Aristides Maltez realiza mais de 3500 atendimentos diariamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), possui 255 leitos e 180 médicos especializados, atende todos os municípios do estado da Bahia e mais 17 estados e possui uma unidade de oncopediatria com mais de 5.000 m2 que é considerada uma das melhores do Brasil.

“O Hospital Aristides Maltez tem um grande destaque na saúde pública da Bahia e para outros estados. São 70 anos de existência e como presidente da Frente parlamentar em defesa da saúde sempre notei a importância do hospital para a saúde dos baianos. Espero que os nossos governantes principalmente de Salvador onde a demanda é maior se sensibilizem com as necessidades do Aristides Maltez e possam corresponder à altura.” concluiu o deputado.



Texto: Alex Borges

Foto: Cris Oliveira

10 visualizações0 comentário