top of page

Rogéria Santos solicita inclusão da pregabalina no rol de medicamentos do SUS para portadores de fibromialgia

Atenta à realidade das pessoas, a deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) solicitou ao Poder Executivo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, a inclusão da Pregabalina no rol de medicamentos disponibilizados pelo SUS para portadores de fibromialgia.


A fibromialgia é uma doença grave que acomete 2,5% da população brasileira, sendo predominante no sexo feminino, principalmente entre 35 e 44 anos. Trata-se de uma síndrome caracterizada por dor generalizada crônica, acompanhada de sintomas como exaustão física, transtornos do humor, da cognição e do sono.


A deputada explicou que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), por solicitação do Ministério da Saúde, já apresentou relatório informando sobre os benefícios da substância pregabalina em pacientes portadores de fibromialgia. "O relatório expôs que a pregabalina alcançou até 90% de controle da dor após a utilização, ressaltando, no entanto, o custo elevado para a manutenção do tratamento com a substância", ressaltou.


Neste sentido, a inclusão da pregabalina no rol de medicamentos disponibilizados pelo SUS para portadores de fibromialgia, segundo a parlamentar, é uma forma de aprimorar o fomento e fortalecimento da saúde da população brasileira.

0 visualização0 comentário
bottom of page