top of page

Rogéria propõe criação de programa para a inserção profissional de mulheres na construção civil


A deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) teve o Projeto de Lei n° 2.315 aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, que propõe a criação do programa para a inserção profissional das mulheres na construção civil com abrangência nacional.


A síntese do projeto é propor duas medidas. A primeira, por meio de convênios entre estados e municípios, reserva vagas, no mínimo, de 5% a 10% para as mulheres ocuparem os postos de trabalho nos níveis operacional e/ou gerencial. A segunda estabelece esforços para a qualificação profissional dessas mulheres.


A parlamentar esclareceu que a presença feminina é menor nesse setor, onde está mais arraigada a percepção social de que esses espaços são vedados à mulher, tornando necessário o fomento à participação feminina.


A fonte de inspiração da deputada foi o projeto “Marias na Construção”, iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador - Bahia, idealizado em sua gestão e que garantiu bons resultados na capital baiana: "Foi um projeto maravilhoso que capacitou muitas mulheres para ingressar no setor de construção civil", reforçou.

0 visualização0 comentário
bottom of page