top of page

Deputado manifesta preocupação com violência contra os idosos na Bahia

Anualmente o dia 15 de junho é lembrado por ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Por ocasião da data, em sessão realizada na última terça-feira (30) na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) manifestou sua preocupação com o índice de violência contra os idosos.

Conforme relatou, apenas em Feira de Santana, de janeiro à abril deste ano, houve o aumento de 48% no número de violência contra pessoas com 60 anos ou mais. Foram 141 denúncias contra 95 no mesmo período de 2022. Os dados são da TV Bahia. O parlamentar também lembrou que promoverá ações durante o Junho Violeta na mobilização contra maus tratos contra estas pessoas.

"Hoje preciso lamentar o aumento nos casos de violência contra os idosos não somente em Feira, mas em todo o estado, além das subnotificações que incluem agressões psicológicas e casos de negligência. No ano passado, a Bahia amargou o 4º lugar quando se trata de maus tratos. Foram apresentadas 4.317 denúncias em 2022. Até quando isso se perpetuará?", indagou.

Em maio, Arimateia lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A pasta tem a finalidade de fortalecer, difundir e potencializar os direitos da pessoa idosa, além de buscar alternativas e melhorias para qualidade de vida do público. "Continuo lutando para que o assunto continue em evidência. Conto com o Governo do Estado para que ações sejam implementadas e projetos possam ser aprovados."

*Junho Violeta* | Junho Violeta é o mês destinado a conscientização sobre a violência contra os idosos. Um mês para refletirmos sobre esse fenômeno social desumano e indigno. O dia 15 dia junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra essa parcela da população. Esta data foi declarada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

11 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page