Deputado Arimateia lança campanha Natal Solidário Pet na ALBA




Na manhã da terça-feira (07), o deputado José de Arimateia (Republicanos) deu início à campanha “Natal Solidário Pet” na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Idealizada pelo parlamentar, a ação já está no seu quarto ano de execução e tem o objetivo de, através da doação de ração para cães e gatos, amenizar a situação das instituições que prestam serviços à comunidade, resgatando e cuidando dos animais que tem sofrido abandono e maus tratos. Com a pandemia da Covid-19 o número de animais abandonados aumentou, já que muitos tutores perderam a fonte de renda e com isso muitos animais, antes adotados, foram devolvidos ou abandonados novamente. Fazendo com que muitos abrigos ficassem lotados, aumentando desta forma os custos de manutenção desses lugares incluindo a alimentação e tratamentos veterinários.

A associação Patinhas de Rua, localizada em Feira de Santana, informou em entrevista ao site G1 no ano passado que durante a pandemia da Covid-19 houve um grande aumento nos casos de abandonos de cães e gatos no município, fazendo com que os pedidos de ajuda e resgate na associação triplicassem e por conta desta situação o abrigo ficou lotado. Com o aumento da demanda, o abrigo enfrentou outro problema que foram as doações que diminuíram. Já na capital, segundo estimativas da brigada K9 – vinculada ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvador, desde que começaram as medidas de isolamento, o abandono de animais no município cresceu 860%. Pensando nesses bichinhos que Arimateia criou a campanha solidária. “Foi por conta desse cenário catastrófico que idealizei essa campanha, pois os cães e gatos são seres vivos inocentes que precisam de ajuda. Sabemos que existem várias instituições, associações protetora de animais e ONG’s que fazem um trabalho muito importante em defesa da causa animal e que estão passando muitas dificuldades.” destacou o deputado.

No início da tarde, José de Arimateia percorreu os gabinetes dos deputados da ALBA, divulgando a campanha que teve grande aceitação entre os parlamentares e seus assessores, a exemplo do deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) que pontuou a preocupação de Arimateia com os pets. “Ele é um homem preocupado não só com as pessoas, mas também com os animais. Não é de agora que Arimateia abraça esta causa”.

Ao terminar o primeiro dia da campanha solidária, Arimateia mostrou-se satisfeito com a receptividade e ratificou que as doações de 1kg de ração para cães e gatos poderão ser feitas até o dia 22 de dezembro na Alba ou nos demais pontos identificados em Salvador e Feira de Santana, das 09h às 17h e finalizou com uma boa notícia. “Eu preparei um projeto de lei que será apresentado na Comissão de Saúde, como também na Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, Instituto e Pesquisa Afins, a qual sou presidente, para a implantação da política pública para os animais, pois no Brasil o único estado em que foi implantada essa política foi no Rio Grande do Sul e nós também faremos isso aqui no nosso estado, apresentando às prefeituras e ao governo do estado para que se sensibilizem com esta causa”.

29 visualizações0 comentário