top of page

Deputada propõe campanha de conscientização de enfrentamento ao preconceito com pessoas idosas

A deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) propôs ao Ministro de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania a implementação de uma campanha nacional de conscientização para combater o ageísmo INC 1720/2023, um tipo de preconceito contra pessoas idosas que ainda é pouco discutido e amplamente presente em nossa sociedade.


A parlamentar destacou a importância de lançar essa campanha, ressaltando que o ageísmo é o processo de estereotipar ou discriminar indivíduos ou grupos com base na idade. Ela enfatizou que esse tipo de discriminação pode ser observado em atitudes, práticas, pensamentos e até mesmo em políticas institucionais que excluem ou limitam a participação dos idosos na sociedade.


O ageísmo é considerado a terceira forma mais comum de discriminação no Ocidente, ficando atrás apenas do racismo e do sexismo. No cotidiano, a discriminação contra pessoas idosas pode ocorrer de diversas maneiras, muitas vezes de forma sutil, como tratá-las como crianças, criticá-las por iniciarem um novo relacionamento ou uma nova carreira, ou negar-lhes oportunidades de emprego simplesmente por causa da idade.


Diante desse cenário, a proposta da deputada visa não apenas aumentar a conscientização sobre o ageísmo, mas também promover uma mudança cultural que valorize e respeite os idosos como membros importantes e ativos da sociedade. A campanha proposta tem como objetivo combater estereótipos prejudiciais e promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade etária.


7 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page