top of page

Audiência pública enfatiza importância de prevenção do suicídio à pessoa idosa

Proposta pelo deputado José de Arimateia (Republicanos), uma audiência pública de prevenção ao suicídio à pessoa idosa, com foco na depressão, em alusão ao Setembro Amarelo, foi realizada na manhã desta terça-feira (19), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos.


Vice-presidente do colegiado de Saúde na Casa, presidente de Frente em Defesa da Pessoa Idosa e proponente da audiência, Arimateia abriu o ato enfatizando que "a população idosa na Bahia, seguindo os passos do Brasil, é aquela que mais tem crescido entre todas as faixas etárias. No estado, o número de idosos é maior do que a média nacional. Portanto, há um empenho das pastas em priorizar a política do idoso, juntamente com uma rede de apoio.”


Compuseram a mesa: a médica geriátrica Dra. Josecy Peixoto, representando a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB); a promotora de justiça Dra. Patrícia Macedo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público da Bahia (MP-BA); a psicóloga Rafaela Assis de Araújo Sales, analista técnica de Psicologia da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DP-BA); e Dra. Soraya Carvalho, coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS).


Profissionais-chave do área debateram políticas públicas ligadas ao tema como, membros da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seccional Bahia, Associação Nacional de Gerontologia (ANG-BA), Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Comissão do Idoso da OAB-BA, Frente Nacional em Defesa do Idoso - Núcleo BA, e Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (ASAPREV-BA).


*Setembro Amarelo* | Em 2013, a Associação Brasileira de Psiquiatria instituiu no calendário nacional a campanha Setembro Amarelo, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, para alertar sobre o suicídio e conscientizar a prevenção.

11 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page