terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Aplicativo para celular e tablete identifica veículo roubado

O aplicativo do Sistema Nacional de Segurança Pública, chamado Sinesp Cidadão já está disponível para celulares. O sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp). A ferramenta permite a qualquer pessoa consultar veículos por meio de dispositivos móveis, em segundos. Identificando se o veículo consta como roubado, furtado ou clonado em todo o País.

sinesp1O desenvolvimento do aplicativo foi idealizado pela Senasp, órgão do Ministério da Justiça e desenvolvido em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Que se encontra disponível gratuitamente nas lojas: Google Play e em breve na App Store. Em breve, novos módulos serão agregados ao Sinesp Cidadão.

A ferramenta gratuita irá facilitar o trabalho da polícia na recuperação de veículos. Com a contribuição de todos, as ruas ficarão mais seguras. Qualquer cidadão pode baixar de graça o Sinesp Cidadão. Após instalar o aplicativo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo que deseja pesquisar. Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho.

O Sinesp Cidadão mostra ainda as características do veículo no sistema, o que permite ao indivíduo checar se dados da placa informada conferem com essas características do veículo. Caso elas sejam diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada. Ela ainda pode estar sendo utilizada em um carro clonado.

Caso alguma irregularidade seja constatada, o cidadão deve acionar a polícia pelo telefone 190. Uma equipe será direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações com os procedimentos corretos, sem identificar de quem ou de onde partiu a denúncia. A ligação será anônima e a identidade de quem denunciar será preservada em qualquer situação.

A Polícia Militar alerta que nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cuja situação no Consulta Veículo seja de registro positivo para furto, roubo ou clonagem. A orientação é que acione a PM.

Resultado
Segundo o Ministério da Justiça, a ferramenta CheckPlaca auxiliou a Polícia Militar a encontrar um veículo furtado, em Piraí do Norte, distante 320 km de Salvador. A recuperação aconteceu ainda durante a fase de testes do aplicativo. O  responsável pela apreensão foi o soldado Ademar Ricardo da Silva da 60ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Gandu).

Matéria indicada por policiais da 43ª CIPM  
Download do Sinesp Cidadão na Google Play Store:
sinespdown

Nenhum comentário:

Postar um comentário